Processo de Certificação
Responsabilidade
O Gerente Global de Certificação ou o pessoal com status de Tomador de Decisão de Certificação é responsável pela implementação eficaz do processo de revisão do pacote de auditoria, incluindo o processamento e o reporte precisos das certificações. Isso inclui conceder, recusar, manter, renovar, suspender, restaurar ou retirar a certificação, bem como expandir ou reduzir o escopo da certificação. O Gerente Global de Certificação ou seu designado é responsável por tomar decisões formais de certificação sobre os pacotes de auditoria. Consulte nosso gráfico para uma descrição completa do Processo de Auditoria da ABS Quality Evaluation (ABS QE).
Decisão de Certificação
O Tomador de Decisão de Certificação revisa o pacote de auditoria quanto ao conteúdo técnico, conformidade procedimental e ao nível de confiança depositado na recomendação da equipe de auditoria com base nas informações contidas no pacote de auditoria.
A aprovação técnica é baseada em:
- Escopo da auditoria em relação às atividades da organização
- Conformidade da auditoria com as práticas definidas
- Evidências apresentadas no pacote de auditoria
- Recomendação da equipe de auditoria
O revisor deve analisar o histórico de desempenho do cliente e determinar se a frequência das auditorias deve ser aumentada com base em um histórico de desempenho insatisfatório.
As decisões para auditorias de renovação são baseadas nos resultados da auditoria de recertificação, bem como nos resultados da revisão do sistema durante o período de certificação e nas reclamações recebidas dos usuários da certificação.
Decisões positivas (ou seja, "Aprovado") não podem ser tomadas em auditorias de certificação com não conformidades maiores ou menores em aberto.
Quando uma decisão de certificação é "Aprovada", uma certificação ABS QE é gerada. As regras de período e data do certificado são as seguintes:
- A data de vigência do certificado é a data em que a decisão de certificação é tomada
- A duração do ciclo de certificação para programas de Certificação de Sistemas de Gestão é de três (3) anos. Quando um certificado é emitido pela primeira vez, sua data de expiração é determinada somando-se o número de anos do ciclo de certificação menos um (1) dia à data de vigência.
Redução de Escopo
A ABS QE pode reduzir o escopo de certificação do cliente para excluir as partes que não atendem aos requisitos, quando o cliente tiver falhado de forma persistente ou grave em atender aos requisitos de certificação para essas partes do escopo. As reduções estarão em conformidade com os requisitos da norma utilizada para certificação.
Suspensão da Certificação
A certificação é suspensa sempre que a condição do sistema de gestão do cliente não puder ser verificada ou for verificada como não estando sendo mantida de forma eficaz. A certificação é suspensa nos casos em que o cliente não cumpre suas obrigações contratuais com a ABS QE, incluindo o não pagamento de faturas em tempo hábil. O período de suspensão não deve exceder seis (6) meses.
- O sistema de gestão certificado do cliente falhou de forma persistente ou grave em atender aos requisitos de certificação, incluindo requisitos para a eficácia do sistema de gestão, tais como:
- Não conformidades maiores repetitivas
- Não conformidades maiores em auditorias sucessivas
- O cliente certificado não permite que auditorias de supervisão ou recertificação sejam realizadas nas frequências exigidas
- O cliente certificado solicitou voluntariamente a suspensão
Retirada da Certificação
A certificação é retirada quando o sistema de gestão do cliente demonstra não conformidade(s) significativa(s) com a norma de auditoria ou arranjos planejados e uma falha em reagir e corrigir as não conformidades.
O não pagamento das faturas da ABS QE pelos serviços prestados (conforme contrato) ou a não concessão de acesso dos auditores da ABS QE à instalação certificada para fins de auditoria também podem resultar na retirada da certificação.
- Na maioria dos casos, a retirada é precedida pela suspensão do certificado, mas em casos de não conformidade grave ou falta de cooperação do cliente, a retirada pode ocorrer imediatamente.
- O processo de retirada é iniciado quando o Gerente Global de Certificação é notificado de uma das condições especificadas acima. Uma notificação formal de retirada é enviada ao cliente. Uma cópia da comunicação é mantida no arquivo do cliente. A notificação detalha que o cliente deve cessar imediatamente quaisquer alegações de certificação, incluindo qualquer uso das marcas de certificação.
- Se o cliente discordar da decisão, os recursos são tratados de acordo com o processo de apelação.
Recusa de Oferta de Certificação
A ABS reserva-se o direito de recusar a certificação em geografias onde não opera e em áreas técnicas que não pode suportar. Todas as recusas de oferta de certificação serão documentadas por escrito à parte solicitante e identificarão a base na qual a oferta de certificação está sendo recusada.
Restauração da Certificação
A certificação pode ser restaurada de acordo com os requisitos da ISO 17021-1 para organizações que não completaram totalmente as atividades de auditoria de renovação da certificação e clientes que corrigirem as condições que resultaram na suspensão da certificação. As certificações só podem ser restauradas dentro de seis meses da expiração ou suspensão do certificado, desde que a auditoria de renovação tenha começado antes da expiração do certificado.
Expansão dos Escopos de Certificação
Os escopos de certificação para certificações existentes podem ser expandidos para incluir sites adicionais (extensões geográficas), processos (extensões técnicas) ou ambos. As expansões de escopo devem atender às condições definidas nas regras de acreditação, principalmente no Documento Mandatório 1 da IAF. A decisão de certificação sobre expansões de escopo é conduzida conforme mencionado acima.
Informações adicionais disponíveis em nossas diretrizes de Regras e Condições de Certificação .